Como fazer um jardim pequeno

Para fazer um jardim pequeno em casa, é necessário levar em conta algumas dicas e orientações para que o espaço seja bem feito e aproveitado, independentemente do tamanho disponível para ele.

De acordo com o site Home It, é sempre bom relaxar em contato com a natureza, por isso é essencial planejar seu jardim pequeno levando em consideração alguns aspectos, como o tamanho para ele, o orçamento para criação e, claro, suas preferências.

Primeiro passo é definir a área e local do futuro jardim – você quer externo, interno, vertical ou em sua sacada? Existem muitos projetos incríveis para jardins internos que podem combinar com seu lar.

A partir desse pensamento, você poderá decidir as plantinhas adequadas, afinal nem todas podem se adaptar ao estilo definido. 

Para deixar o jardim pequeno atraente, você precisa ter criatividade, assim ele fica aconchegante e sem necessidade de gastar muito.

Por exemplo, se optar por jardim externo, lembre-se de usar vasos e um tapete de grama sintética para dar um ar mais natural ao espaço – sem contar que ela tem ótima duração: sua vida útil é de em média 5 anos. 

Em jardins internos, o ambiente pode ficar no parapeito da janela ou mesmo embaixo das escadas, se você possuir – só foque no cuidado da escolha das plantas ideias, ok? Certas plantas precisam mais de luz, outras de vento, de umidade e outras preferem o clima seco.

Se o espaço é pequeno, escolha plantas pequenas, é claro. Aliás, confira também ideias de decoração para casas pequenas com móveis planejados.

O jardim vertical, por outro lado, é uma opção muito econômica e com visual diferenciado, que poderá ficar em um local fixo e claramente criado para ele.

Além disso, mesmo sendo pequeno, o jardim exige manutenção e cuidados, como regar as plantas, troca de vasos quando necessário, cortar a grama (se ela não for artificial), entre outras atividades).