Motivos para fazer cursos online em 2021

Uma coisa é certa: com a pandemia de covid 19, muitas pessoas começaram a fazer cursos online e se adaptaram a modalidade. Eles são a escolha de profissionais ou estudantes, já que podem ser feitos a distância, com flexibilidade de horários e autonomia de estudos. Alguns, são até mesmo gratuitos. 

Se você ainda não se convenceu de que os cursos online podem ser uma boa ferramenta para impulsionar sua formação e currículo, aqui vão alguns motivos e dicas para tentar te convencer nesse quesito. 

Por que fazer cursos online? 

Os principais motivos para se fazer cursos online já foram destacados aqui neste texto: flexibilidade, economia, autonomia, praticidade e, em alguns casos, redução de custos. Mas existem alguns outros benefícios, que só são encontrados nessa modalidade de ensino. 

1) Versatilidade 

Uma delas e a gama de assuntos que os cursos online podem disponibilizar, que raramente são encontrados em escolas e faculdades, como criatividade, inteligência emocional, falar em público… Os cursos online também podem abordar as chamadas soft skills, que são habilidades altamente requisitadas pelo mercado, mas raramente são ensinadas em cursos tradicionais. Aprender a se comunicar bem, é um exemplo. 

2) Plataformas tecnológicas

Quando os cursos online têm qualidade, os professores fazem uso de ferramentas totalmente inovadoras, que podem ser levadas para a vida. Esqueça o uso do papel e caneta ou do quadro negro quando começar a fazer um curso online! 

Agora você vai aprender a adquirir conhecimento por meio de podcasts, vai criar mapas mentais online para estudar, irá saber mais do que nunca interpretar infográficos e assim vai… 

Dessa forma, além do conteúdo que você vai absorver durante as aulas, também vai conseguir levar essas novas estratégias de comunicação para o seu local de trabalho e, assim, conseguir levar inovação para aquelas reuniões que podem ser tão monótonas. 

3) Certificação 

Um detalhe importante dos cursos online e que todos eles garantem um certificado, quando são finalizados com êxito. Esse certificado pode ser um comprovante de horas complementares para um curso de graduação, por exemplo, ou para que você consiga fazer com que o seu currículo seja escolhido entre milhares para uma entrevista de emprego! 

Fica a dia: o valor de um certificado de um curso online e o mesmo do que um presencial! So por ele ser a distância, não significa que seu mérito é reduzido. Não se esqueça! 

Dicas de cursos online gratuitos 

Existem centenas de cursos online espalhados pela internet. É importante apenas que você os filtre com seriedade, para escolher uma formação de qualidade. Para isso, busque instituições renomadas e conhecidas por todo o Brasil, ou com boas avaliações de participantes prévios. Aqui vão alguns exemplos: 

1) Sebrae: Como desenvolver produtos e modelos de negócios invocadores; Boas práticas nos serviços de alimentação; Como expandir seu negócio; Modelagem financeira para startups; etc. 

2) Prefeituras (Rio de Janeiro, São Paulo…): Robótica; games; empreendedorismo; redes sociais; etc. 

3) “Eu Capacito” / Movimento Brasil Digital: Blockchain Advanced; Soluções Tecnológicas Emergentes; 

4) Kultivi: Enem Completo; 

5) Fundação Getulio Vargas (FGV): gestão; estratégica de negócios; marketing; finanças; etc. 

6) Escola Virtual: Administração; Contabilidade e Finanças; Informática; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; etc.